Grupo Recicla é a empresa pioneira na gestão dos resíduos da CASACOR RS 2018

Como parceiros em sustentabilidade da CASACOR Rio Grande do Sul 2018, o Grupo Recicla está realizando o planejamento sustentável do evento desde o início das obras. Inicialmente, o trabalho foi identificar os tipos de resíduos que seriam gerados nas etapas de pré-evento, evento e pós-evento, e dispor de coletores para realizar a segregação ideal de cada tipo.

Em conjunto com a organização da CASACOR, nossos profissionais orientaram e acompanharam a equipe e terceirizados, afim de garantir a separação correta dos resíduos nos locais de armazenamento. O objetivo é destinar corretamente esses materiais, para que sejam reciclados ou reaproveitados e para evitar a disposição dos mesmos em aterros.

Nos meses de pré-evento, de 01 de abril a 17 de julho, foram reciclados 278.577,00 kg de resíduos. Os entulhos provenientes da demolição e construção foram encaminhados para reciclagem de resíduos da construção civil. O gesso foi enviado para uma empresa especializada, que fará a reciclagem do mesmo e possibilitará que seja reutilizado na produção de gesso reciclado ou utilizado na agricultura como regulador de pH. As sucatas de ferro e recicláveis, gerados a partir das embalagens dos insumos, foram levados para as instalações do Grupo Recicla, onde receberam classificações e irão passar pelas etapas de reciclagem. Já as madeiras e podas, geradas no processo de construção e jardinagem, receberam diferentes destinações: enquanto as madeiras de obras foram trituradas e utilizadas como biomassa para geração de calor, as podas das árvores foram destinadas para compostagem, gerando adubo orgânico.

No decorrer da mostra, continuaremos disponibilizando infraestrutura para o transporte, destinação e monitoramento dos resíduos gerados. Além disso, realizaremos palestras e eventos sobre sustentabilidade e educação ambiental. Nossa participação segue até o encerramento da mostra, em setembro, quando será elaborado o relatório de sustentabilidade CASACOR RS 2018.