Mais do que nunca o cenário se mostra favorável para quem aplica a sustentabilidade nos micro e pequenos negócios. O Estudo de Tendências de Sustentabilidade para Pequenos Negócios, lançado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) mostrou algumas tendências que vão impactar as pequenas empresas e vão gerar muitas oportunidades para os empreendedores. Entre elas, destacamos:
Inovação e tecnologias sustentáveis
Com as constantes mudanças climáticas e o desafio de preservar a vida no nosso planeta, a criação de soluções sustentáveis, livres de emissão de gases, utilizando matérias primas renováveis e tecnologia digitais, se tornam cada vez mais necessárias. Assim, os negócios podem inovar seus métodos produtivos para suprir as necessidades atuais e gerar desenvolvimento sem agredir o meio ambiente.
Economia circular
A economia circular busca eliminar ou reduzir a geração de resíduos ao longo das cadeias produtivas, com as etapas de extração; processamento do material; fabricação; uso; e gestão de resíduos que podem retornar a um novo ciclo produtivo via reutilização, remanufatura ou reciclagem.
Cidades sustentáveis
O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável de número 11, da ONU Br, é tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis até 2030. Dessa forma, para um impacto positivo maior, é preciso criar negócios que conciliem o lucro com o bem coletivo.