O impacto da sua empresa na sociedade local, ou até mesmo nas sociedades ligadas aos principais fornecedores, é muito relevante. Isso porque é da comunidade e do meio ambiente que são retirados os recursos, físicos ou humanos, para a manutenção do seu empreendimento.
Logo, é importante investir em um desenvolvimento sustentável, bem como ações em prol da comunidade local de forma a retribuir os benefícios adquiridos por meio dela. Separamos alguns passos que vão ajudar você a implementar a responsabilidade social na essência da sua marca. Confira:
- Entender o contexto e a realidade da comunidade local, bem como a dinâmica ambiental ao redor, é imprescindível. Só assim será possível planejar ações que façam sentido para as pessoas que ali residem.
- Depois de compreender o contexto onde o empreendimento está, é preciso verificar quais são as problemáticas prioritárias e possíveis de serem solucionadas através das ações da sua empresa.
- A responsabilidade social também envolve inclusão. Portanto, é essencial ser inclusivo nas contratações e ter um quadro de colaboradores com diversidade. Afinal, através da diversidade, temos diferentes perspectivas que podem auxiliar o desenvolvimento da marca e também dos seus resultados.
- Engaje sua equipe e seu público, compartilhando as ações promovidas e inspirando outras pessoas a fazerem o mesmo.