De acordo com relatórios da ONU, a escassez de água afetará 2/3 da população mundial em 2050. Ou seja, muito trabalho e dedicação serão necessários para garantir água potável e segurança alimentar para todos.
Para a preservação da água, existem várias alternativas. E uma que tem ganhado popularidade é usar um sistema de cisternas para realizar o aproveitamento da água da chuva.
O que é uma cisterna?
É um reservatório que faz a captação da água da chuva e a armazena para uso doméstico geral. O uso das cisternas é considerado uma das melhores alternativas quando o assunto é economizar água e elas estão disponíveis em vários modelos, podendo ser instaladas em casas, apartamentos e condomínios.
Como funciona?
A água da chuva é levada pelas calhas a um filtro, que eliminará as impurezas como folhas ou pedaços de galhos.
Por ser proveniente da chuva, a água obtida não é considerada potável, não sendo adequada para consumo humano. Ainda assim, pode ser usada em diversas tarefas domésticas como lavar a calçada, o carro e até o vaso sanitário.
Vantagens
- É uma atitude ecologicamente responsável, pois permite o aproveitamento da água da chuva em vez de utilizar o recurso hídrico potável.
- Pode ser instalada em ambiente rural ou urbano, casa ou apartamento.
- Representa uma economia de 50% na conta de água.
- Ajuda a conter enchentes ao diminuir o volume de água da chuva no esgoto.
- Existe a possibilidade de criar uma cultura de sustentabilidade ecológica nas construções, o que poderá garantir uma cisterna em cada casa construída no futuro.
Desvantagens
- É necessário disciplina: as calhas e o interior da cisterna devem ser limpos e mantidos em boas condições.
- Algumas cisternas de plástico podem deformar ou apresentar rachaduras com o tempo. Procure uma com filtro anti-UV 8 ou construa uma de alvenaria;
- Caso seja subterrânea, seu custo de instalação será maior.