Logística reversa é um instrumento de desenvolvimento social e econômico que se caracteriza por um conjunto de ações e procedimentos que viabilizam a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo produtivo ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Na gestão dos resíduos sólidos, há a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
É essencial que as empresas tenham consciência de sua responsabilidade legal a respeito do gerenciamento de resíduos, bem como da importância desta gestão para minimizar os impactos ambientais causados pela organização. É de responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes promover a logística reversa das embalagens pós-consumo para que ocorra o gerenciamento correto dos resíduos que são gerados pelo consumidor final.
Para implementar a logística reversa, é obrigatório estruturar e implementar, de acordo com a lei, sistemas em toda a instituição mediante o retorno dos produtos após ser utilizado pelos consumidores:
- Implantar procedimentos de compra de produtos ou embalagens usadas;
- Disponibilizar postos de entrega de resíduos reutilizáveis e recicláveis;
- Atuar em parceria com cooperativas ou outras associações que coletam materiais para reciclagem.
Além da empresa, o consumidor também possui a responsabilidade de retornar seus resíduos de modo consciente e correto, efetuando a devolução indicada após o uso para que recebam a destinação ambientalmente adequada.