Estilo de vida engloba todas as atividades do nosso cotidiano, desde a alimentação, até o transporte e lazer. Em 2017, de acordo com a ONU, a população mundial chegou a 7,6 bilhões de pessoas. E a projeção é que alcançaremos 9,7 bilhões de pessoas até 2050. Diante desse cenário, precisamos avaliar o nosso padrão de consumo. “Será que o meu estilo de vida fará diferença?” A resposta é sim. Imagine que hoje são 7,6 bilhões de pessoas de vestindo, se locomovendo e se alimentando; muitas destas, morando em áreas urbanas – responsáveis por 60% a 80% das emissões de gases e por 75% de consumo de recursos naturais. Se cada pessoa manter este estilo de vida e padrões de consumos atuais, até 2030 precisaremos de 2 planetas Terra para atender todas as demandas.
E como ter, então, um estilo de vida mais sustentável e mudar esse preocupante cenário? São as decisões que tomamos agora que irão definir o futuro e a qualidade de vida de nossos filhos e netos.
- Repensar a alimentação: comprando alimentos orgânicos e de produtores locais, reduzindo o consumo de carne e também o desperdício de alimentos.
- Repensar a mobilidade: usando transporte público, oferecendo caronas e até mesmo indo de bike.
- Repensar a habitação: escolhendo aparelhos energeticamente mais eficientes, aproveitando a luz natural, investindo em isolamento térmico e reciclando os resíduos.