Fontes de energias renováveis são aquelas que utilizam recursos naturais inesgotáveis, como água, luz solar, ventos e matéria orgânica, encontrados na natureza em grande quantidade ou que possuem alta capacidade de se regenerarem. Conheça as principais:
Energia Geotérmica: Obtida a partir do calor interno do nosso planeta, é cada vez mais comum em locais próximos a vulcões. É considerada uma das fontes mais limpas e economicamente viável.
Energia Biomassa: É aquela que transforma matéria orgânica, como madeiras, óleos vegetais e resíduos orgânicos, em energia. No Brasil, o uso da biomassa como fonte de energia elétrica tem tido um crescimento gradativo, utilizando, em maioria, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar.
Energia Solar: Gerada quando a radiação solar incide sobre materiais semicondutores e é transformada diretamente em corrente contínua.
Energia Hidráulica: É o aproveitamento da energia cinética do fluxo de massas de água. Essa energia cinética é transformada em energia mecânica através da rotação de pás das turbinas, compondo o sistema da usina hidrelétrica e sendo transformada em energia elétrica.
Energia Eólica: Nesta, tem-se o aproveitamento da energia cinética do vento. As turbinas eólicas transformam essa energia cinética em energia mecânica através do movimento de rotação das turbinas, transformando em energia elétrica.
As energias renováveis representam verdadeiros benefícios para a natureza:
- Baixos custos.
- Redução de processos artificiais.
- Menor impacto ambiental.
- Menos riscos do que a energia nuclear.
- Permitem a criação de novos postos de emprego.
- Redução das emissões de CO2.