No dia 15 de setembro comemora-se o Dia do Cliente no Brasil. A data foi criada para estreitar as relações entre o comércio e os consumidores, e costuma ser uma época repleta de promoções especiais e descontos. Claro que é legal aproveitar a data, mas é ainda melhor se manter um consumidor consciente!
- Pensar antes de comprar
- Sempre pesquise preços antes de adquirir algo novo;
• Não use o cheque especial ou cartão de crédito para comprar o que não cabe no seu orçamento;
• Quando se deparar com uma promoção, pergunte-se se precisa mesmo daquilo;
• Programe as compras de supermercado e chegue ao local com uma lista de compras;
• De preferência à qualidade e durabilidade do produto e não apenas a marca que ele carrega.
- Tenha atitudes sustentáveis
- Ao invés de jogar fora o que não quer mais, doe;
• Invista em atividades ao ar livre;
• Dê preferência a produtos que tenham a embalagem reciclável;
• Separe o lixo para reciclagem;
• Analise a procedência e atividades dos fabricantes antes de adquirir algo.
- Mobilize as pessoas à sua volta
- Incentive as pessoas de casa a seguirem os passos de um consumo mais consciente;
• Invista no consumo colaborativo, troque peças, empreste e alugue;