Volta às aulas, enormes listas de material, preços altos… todo começo de ano é a mesma história. Porém, muitas vezes, os itens usados no ano anterior estão em perfeito estado e podem ser utilizados novamente. Só há benefícios: pais e filhos podem se divertir dando uma “cara nova” aos materiais antigos, as crianças aprendem mais sobre os cuidados com o meio ambiente e todos estarão contribuindo mais para a preservação da natureza!
Confira algumas dicas para organizar e reciclar os materiais, dando uma nova utilidade para eles:
- Mochila e lancheiras: elas podem durar muito tempo se forem mantidas em bom estado! Uma dica é lavá-las com certa frequência.
- Cadernos e agendas: se sobrarem muitas folhas em branco do ano anterior, vale a pena retirar as folhas utilizadas e encapar os cadernos e agendas. Dessa forma, você os mantém conservados por mais tempo, cria um visual novo e exclusivo, e consegue reutilizar esses materiais sem problemas!
- Lápis: seja para pintar ou escrever, é possível que os lápis já usados estejam um pouco descascados. Mas ainda podem ser usados, não é mesmo? Para deixá-los com um visual legal, basta encapá-los com papéis ou adesivos.
- Canetas: algumas canetas permitem a troca do refil. É mais barato do que comprar uma caneta nova e ainda economiza matéria-prima que seria usada para fabricar esse material.
- Borracha: borrachas costumam durar bastante. Para tirar a aparência de suja delas, basta passar um pano umedecido com álcool.
- Giz de cera: se o giz estiver gasto, você pode cortar alguns pedaços e transformá-lo em um giz menor.
- Outros materiais: existem alguns itens, como régua, tesoura e compasso que costumam durar bastante tempo. Antes de comprar esses itens novamente, verifique se o que você já tem está em bom estado e se pode ser reutilizado.
O bolso e a natureza agradecem!